O projeto ‘Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias’ está de volta e neste ano vai atender cerca de 1200 estudantes, de 24 escolas da rede pública de ensino de Paracatu. As atividades artísticas e culturais de cunho educativo vão movimentar alunos do 4º ano de 44 turmas do ensino fundamental da zona urbana e rural. A iniciativa da pedagoga, coordenadora e atriz do projeto, Berenice Maria Mendes (Beré Projetos) tem o patrocínio da Kinross, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria de Educação e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O projeto cultural vai realizar 44 oficinas ecoliterárias com temáticas ligadas à preservação e proteção do patrimônio e do meio ambiente. Cada turma participará de oficinas formativas, sendo um encontro teórico-formativo e uma visita ao Parque Estadual de Paracatu. A ação também prevê apresentações teatrais de fantoches para os alunos e a promoção de um concurso cultural entre as escolas participantes, premiando as três melhores ideias.
“Nosso objetivo é promover a conscientização entre as crianças sobre a importância da arte e da cultura, abordando temas sobre a preservação e proteção do patrimônio e do meio ambiente”, salienta a coordenadora geral, Berenice Maria Mendes.
De acordo com ela, a experiência de 2022, na primeira edição do projeto via Lei de Incentivo, mostrou na prática que as atividades de teatro, leitura, contação de histórias, jogos lúdicos e os piqueniques que são feitos no Parque, impactam positivamente na vida escolar e no desenvolvimento dos alunos a partir do ensino aprendizagem interdisciplinar.
Já a produtora do projeto, Christiane Pereira dos Santos explica que a pré-produção das atividades vem acontecendo desde de fevereiro. “No dia 7 de junho, realizamos no Auditório da Prefeitura, o lançamento oficial do projeto com a presença de todos os diretores da rede municipal de ensino, da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e da SER. Estamos a todo vapor para começar as atividades com as crianças a partir do dia 31 de julho, e que devem se estender até o mês de dezembro”. Ainda segundo ela, o cronograma das atividades foi alinhado, junto a cada escola participante, nos meses de junho e julho.