Pensando em melhorar cada vez mais o serviço de coleta e tratamento de esgoto em Paracatu e assim proporcionar benefícios à população, município e meio ambiente, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está viabilizando, desde abril deste ano, uma mobilização social com os paracatuenses.

            As atividades consistem em visitas aos clientes a fim de verificar se os imóveis estão corretamente ligados às redes de esgoto da companhia. Quando não há essa conexão, os moradores são orientados sobre como proceder para regularizar a situação. Até o momento, já foram visitados 1.198 imóveis nos bairros Paracatuzinho, Alto da Colina, Arraial d’ Angola, Bandeirantes I e II, Bela Vista II, Bom Pastor, Chapadinha I e II, Cidade Nova I, II e III, Do Sol, Jardim America, Jardim Europa, Jardim Primavera, Jardim Vitória, Jardim Serrano, Joquei Club, Laveado, Prado, Primavera, Royal Park, Santana, São João Evangelista, Vila Alvorada, Vila Cristiano, Vila Cruvinel, Vila Mariana, Vila Militar, Vila Nova, Vila São Calixto, Nossa Senhora Aparecida, Centro, Parque do Principe, Santa Lúcia, Alto do Córrego, Amoreiras I e II e Mirante.

            O trabalho está sendo executado por uma empresa terceirizada, chamada Consórcio Despoluir, contratada pela companhia com intuito de disponibilizar um maior número de mão de obra e ter mais agilidade na ação. “É importante ressaltar que essas vistorias não possuem como objeto penalizar a população, mas sim orientar cada morador para minimizar a contaminação do meio ambiente. A ideia é evidenciar que, para que o efluente seja devidamente tratado, ele precisa ser direcionado para as redes da Copasa, para o encaminhar até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, explicou Saulo Bernardes, gerente regional da companhia.

Cronograma 

            Os representantes da empresa terceirizada têm atuado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 12 meses. No total, 4.663 imóveis serão visitados. Atualmente a mobilização está ocorrendo nos bairros Bela Vista, Esplanada, Vista Alegre, Novo Horizonte e Santo Eduardo.

            Posteriormente, serão visitados, ainda, os bairros JK, Residencial Morada do Sol, Vila Ecológica do Sol Nascente, Alto do Açude e Fazenda Frissura.

            A Copasa pede a colaboração dos moradores para com os serviços de mobilização social. “Os representantes do Consórcio Despoluir estão devidamente uniformizados e em posse de seus crachás de identificação. Nós pedimos que a população os receba e responda às perguntas. É algo rápido e que vai melhorar a prestação de serviço para todos”, ressaltou a engenheira de produção e operação, Amanda Alencar.

Saneamento e bem-estar 

            Quando o esgoto recebe tratamento adequado, ele volta para a natureza sem causar danos a ela, portanto, não ocorre a poluição dos cursos d’água da região e de seus afluentes, contribuindo para a recuperação da fauna e da flora, preservando o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

            Além disso, o tratamento do esgoto ajuda na melhoria da saúde da população em geral, favorece a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promove a valorização do potencial turístico local e proporciona maior atração de investimentos privados para a cidade.

Contato para tirar dúvidas 

            Caso algum morador tenha qualquer dúvida ao ser procurado e deseje confirmar se as equipes que estão batendo em sua porta são de fato colaboradores da empresa terceirizada contratada pela Copasa, podem entrar em contato diretamente pelo número (31) 3653-7105, canal exclusivo do Consórcio Despoluir para o esclarecimento de dúvidas acerca da mobilização.

Engajar para Transformar 

            O Programa Engajar para Transformar é uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento Sustentável (USDS) da companhia. Visa promover a aproximação entre empresa e clientes, com o objetivo de disseminar informações sobre as atividades prestadas pela empresa e seus benefícios, bem como contribuir para a melhoria gradativa da prestação de serviços.

Responsabilidade socioambiental 

            A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para a pessoas”.