Cerca de 440 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, fazem parte dos programas gratuitos de incentivo ao esporte
Começa um novo ano de muito esporte! As associações Ajudôu e Instituto Trilhar, que promovem aulas gratuitas de judô para os jovens de Paracatu, entregaram, neste mês de março, uniformes e outros materiais para os alunos dos projetos, além de realizarem cerimônias de troca de faixa para aqueles participantes que já completaram mais de um ciclo. Os dois projetos contam com o apoio da Kinross por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e beneficiam cerca de 440 Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Os alunos dos projetos desenvolvidos pelas duas associações aprendem técnicas de luta e de respeito ao adversário. Além disso, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento de valores como cidadania, responsabilidade e relacionamento interpessoal.
A ONG Ajudôu, que conduz o “Ceder Para Vencer 2”, entregou quimonos completos, camisetas e chinelos para os cerca de 300 jovens que atende, todos estudantes matriculados na rede pública de ensino. As aulas ocorrem duas vezes na semana e o encerramento do ciclo atual deve acontecer em novembro. “Nós estamos muito felizes com mais essa etapa do projeto. A entrega dos uniformes é um momento importante de socialização entre os alunos, familiares, apoiadores, equipe técnica do Ajudôu e a Kinross. Em breve também teremos as palestras educativas e o festival de judô, além da cerimônia de troca de faixa”, afirma Dalton Pinheiro, Coordenador de Projetos Esportivos do Ajudôu.
Outro projeto de judô é o “Escola de Lutas III”, conduzido pelo Instituto Trilhar e que atende 140 jovens da cidade. No início de março, a associação realizou a entrega de materiais (placas de tatames, camisetas e quimonos) e a cerimônia de troca de faixa para 108 alunos. As turmas tiveram início em agosto de 2023 e o ciclo deve se encerrar em agosto deste ano.