Era por volta das 2h da madrugada quando começou a circular um texto nos grupos de WhatsApp onde uma mulher desabafava sobre a morte de sua sobrinha de 36 anos, vítima de dengue. No texto, a mulher afirmava que houve falta de atendimento adequado para sua sobrinha. A seguir, um trecho do desabafo:

“A saúde de Paracatu está uma vergonha. Exatamente às 23h do dia 21, perdi minha sobrinha de 36 anos, que veio a óbito no Hospital Municipal de Paracatu, devido à falta de atendimento. Ela, com diagnóstico de dengue, procurou atendimento no postinho Centro Hemodiálise, tendo vertigem (desmaio) dentro do consultório médico, que a mandou de volta para casa. Não tendo melhoras, procurou o hospital municipal no dia 21 de manhã, onde passou pela triagem, não se sentindo bem. Foi atendida às 11h da manhã, onde deram medicação que piorou a situação. Se tivessem dado o atendimento preciso naquele momento, ela não teria vindo a óbito.”

Fizemos contato com o secretário de saúde e foi enviada uma nota de esclarecimento para a nossa redação:

“ A paciente apresentou início dos sintomas no dia 16 de março de 2024 e foi inicialmente atendida na Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde foram solicitados exames laboratoriais, incluindo hemograma, e administrada hidratação venosa com soro fisiológico.
Após avaliação médica, recebeu alta hospitalar e retornou ao pronto socorro às 21h48min, queixando-se de falta de ar após o uso dos medicamentos citados anteriormente. Ao chegar novamente ao pronto socorro, a paciente apresentava sinais de desidratação, palidez e extremidades frias. Foi prontamente medicada e prescrita hidratação, porém, infelizmente, evoluiu com mal-estar e foi encaminhada ao box de emergência. Apesar dos esforços da equipe médica, a paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória, sendo iniciadas manobras de reanimação por 40 minutos, sem sucesso. O óbito foi constatado às 23h34min.”

Franciele dos Santos Melo, deixou duas filhas menores de idade e a triste dor da saudade, o velório está acontecendo na funerária São Pedro com bastante comoção da família e amigos. O sepultamento será hoje às 17h no cemitério Alto da Colina.