Paracatu recebeu, nesta quarta-feira (5/7), o Seminário de Retenção de Riquezas no Noroeste. Organizado pelo Sebrae Minas, o evento promoveu a aproximação e o relacionamento entre as prefeituras e as cooperativas de crédito da região, com o objetivo de favorecer a movimentação de recursos nos municípios. Cerca de 120 pessoas participaram do encontro.

 

O seminário é parte de uma estratégia do Sebrae de disseminação de boas práticas voltadas para as cooperativas de crédito, a fim de propagar o seu papel para a circulação de riquezas dentro dos municípios. O evento apresentou a importância das prefeituras movimentarem seus recursos em cooperativas de crédito para o fortalecimento da economia local.

 

A retenção de riquezas é um conceito fundamental para o crescimento sustentável de qualquer localidade. Significa garantir que os recursos financeiros gerados aqui permaneçam na comunidade, gerando empregos, fomentando negócios e promovendo o bem-estar de todos os paracatuenses, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, que esteve presente no evento.

 

O encontro contou com a participação de gestores e servidores públicos das 19 cidades filiadas à Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e representantes das cinco cooperativas de crédito que atuam na região: Sicoob Credigerais (Paracatu); Sicoob Credivaz (Vazante); Sicoob Credipinho (João Pinheiro); Sicoob Noroeste (Unaí); e Sicoob Credichapada (Chapada Gaúcha).

 

Em 2022, o Sebrae Minas publicou, em parceria com o Sistema Ocemg, a cartilha Retenção de Riquezas no Município. Trata-se de um completo material que esclarece os aspectos que envolvem o relacionamento do cooperativismo financeiro com as cidades e fornece informações e conteúdos necessários ao entendimento sobre a atuação das cooperativas de crédito.

 

De acordo com os dados da cartilha, as cooperativas têm 1.205 postos de atendimento e agências em Minas Gerais, e estão presentes em 586 cidades, o que representa 68,7% dos municípios mineiros. Destes, 84 municípios são atendidos apenas por cooperativas de crédito.