A tentativa antecipada de compra de votos, disfarçada como ‘caridade’, já está em pleno andamento na cidade conhecida como capital do pão de queijo.

Este ano, o movimento supostamente caridoso com segundas intenções começou mais cedo do que o normal. Geralmente, as ações caridosas começam cerca de três meses antes das eleições. No entanto, devido ao avanço das redes sociais e sua capacidade de propagar rapidamente atos filmados, o marketing da suposta boa vontade começou antes do previsto. Queremos deixar claro que respeitamos todas as entidades sérias em Paracatu que, independentemente das eleições, estão sempre ajudando o próximo.

Quanto aos supostos caridosos eleitorais, expressamos nosso total repúdio. Eles sempre surgem com grande entusiasmo, realizando ações caridosas e filmando tudo, principalmente o rosto dos beneficiados. O lado triste disso é que, quando são derrotados nas urnas, a caridade parece parar, sim, parar. Isso ocorre porque todo o barulho nas redes sociais tem um prazo de validade, que dura apenas até a apuração de 100% das urnas.

Portanto, é importante que todos permaneçam de olho bem abertos em relação a essas pessoas que usam a necessidade alheia como meio de autopromoção política. Se você quer fazer uma boa ação, faça-a, mas não exponha quem está recebendo. Diga não ao uso político da caridade. Lembrem-se: a mão direita não precisa saber o que a mão esquerda está fazendo.

Marco Aurélio para o Agora News Brasil 🇧🇷