Os grupos avaliam a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa.
O Colmeia de Araxá foi quem abriu as atividades do ano. O grupo se reuniu em 3 de janeiro na sede do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), onde foi elaborado um plano de trabalho para os próximos 12 meses. Na oportunidade, foram apresentados novos representantes de instituições que compõem o coletivo e os membros também manifestaram interesse em participar novamente do edital das águas, da empresa Mosaic Fertilizantes, um projeto anual que visa expandir ações de proteção aos mananciais do município.
A estimativa é que uma reunião com produtores rurais de Serra da Mesa, localidade pertencente à terra da Dona Beja, seja realizada com a finalidade de coletar autorizações para executar em breve atividades de proteção ambiental no município.
Triângulo em pauta
No dia 10 de janeiro, representantes do recém-formado Colmeia de Conquista realizaram sua primeira visita à microbacia do córrego Lajeado. Na oportunidade, além de conhecer a área, os membros também se encontraram com produtores rurais daquela região e os convidaram para uma reunião para apresentar o Pró-Mananciais, que será realizada no início de fevereiro.