Projeto que valoriza e ensina alunos sobre a importância do rico patrimônio material e imaterial de Paracatu está de volta!

A 2ª edição do CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social, será realizado de setembro a dezembro e, em 2023, contemplará um público de 2.400 pessoas, entre estudantes e professores do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede pública municipal e estadual. Também serão beneficiadas crianças da APAE de Paracatu. Ao todo, serão 108 turmas atendidas durante o período.

Promovido pela GuiasTur, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com parceria da Secretaria de Educação e Tecnologia e da Superintendência Regional de Ensino, o Projeto busca contribuir com o desenvolvimento de uma cultura de valorização do patrimônio histórico e cultural de Paracatu, por meio de ações formativas de educação patrimonial.

Para a coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel, os principais objetivos desse trabalho são criar vínculos, fortalecer a memória afetiva e valorizar as contribuições que os antepassados deixaram para a formação da identidade da cidade. “Ao conhecerem na prática os bens materiais e imateriais do município, o projeto contribui para despertar o interesse e a imaginação das crianças para temas que são abordados em sala de aula, facilitando o aprendizado e desenvolvimento cognitivo dos alunos”.

Dividido em quatro etapas, o CUTUCAR começa com palestras em sala de aula e a roda de conversa “A Cidade que Temos”, com temática na educação patrimonial. Em seguida, os estudantes experimentarão uma vivência, acompanhados por educador patrimonial, conhecendo quatro atrativos turísticos e culturais do município. A terceira etapa será o workshop “A Cidade que Queremos”, que vai propor a produção de conteúdo a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes. O encerramento será feito por meio de uma exposição do material elaborado pelos alunos no workshop, em local público da cidade permanecendo aberta por 15 dias para visitação.

SERVIÇO:

Projeto CUTUCAR

Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social

Data: Setembro a dezembro

Local: Escola municipais e estaduais de Paracatu